quinta-feira, 3 de maio de 2012

Diário de Bordo - Filme Suriname Gold

Fim ! Pé machucado,mas muito muito feliz!

Decidi compartilhar aqui também o post mais recente meu,como colunista do Blog "Os Curtas Filmes".Fala um pouco dos bastidores e processo de filmagem do meu último filme,Suriname Gold,do diretor Paulo Testolini.Nele vivi Madalena e foi uma das experiências mais fantásticas em Set na minha vida.Confiram o texto na íntegra:


Diário de Bordo... "Ação!"

Filmei na última semana cenas de Suriname Gold (de NYU), um média-metragem do diretor Paulo Testolini. Minha personagem era uma das garotas de programa no garimpo do Suriname,a Madalena. Logo que Paulo me passou detalhes de como via minha personagem, comecei uma nova busca,que por sinal tem se tornado cada vez mais freqüente e deliciosa na minha vida: o descobrimento de uma nova personagem.

Primeiro detalhe: ela era do Amapá e tinha como hábito surfar na Pororoca (!!!) E lá fui buscar vídeos e pessoas que sei que são de lá...achei um vídeo de um jornal local de lá ,e para me acostumar com o sotaque tive que ouvir um tanto alto e várias vezes. Já sobre o surf não tinha muito tempo pra me preparar e o jeito foi também assistir vídeos e me empolgar com aquele espírito aventureiro dela. Aos poucos cheguei em Madalena,bem diferente de Maísa !

Primeiro dia no SET: a equipe é de New York University,com alguns brasileiros,com isso percebi que tenho que aperfeiçoar bem mais meu inglês...fato! Outro detalhe: a filmagem era numa mata,isso é,o banheiro era improvisado mesmo,parte da aventura!
Chegando a hora do primeiro "ação" ,onde eu deveria correr na mata numa fuga, já levei o primeiro escorregão e ganhei alguns arranhões ,que parte da equipe que já tinha gravado nos dias anteriores, já até colecionava! Sim, mesmo com toda segurança que a equipe procura ter (em especial essa do Suriname Gold,que tinha um cuidado fenomenal com cada ator ),pode acontecer de nos machucar,afinal o local era propício a isso,ainda mais pra quem não ta acostumado a viver na mata,como é meu caso,moradora da oposta e inquieta São Paulo.

No decorrer dos dias e das filmagens, pude sentir uma felicidade inexplicável de estar ali,com pessoas que eu mal conhecia,falando em outra língua e no meio da mais pura natureza. Agradeci a Deus por ser atriz e numa personagem deixar vir a criança aventureira e despreocupada que eu não fui, sempre muito quieta na minha infância.
Correr na mata descalça e me molhar num rio pela primeira vez me encheu de força,me senti livre vivendo como Madalena.E no último dia,na cena final,a chuva veio e com ela a lama.A cena era tensa, as meninas do garimpo deviam correr fugindo de tiros e do ataque que acontecia,exigia concentração total .
Nessa "ação”, correndo ali, machuquei feio meu pé. Logo percebi que aquele não era mais um sangue cenográfico que eu também tinha na maquiagem corporal, mas não queria parar nem prejudicar a cena mais esperada. O problema é: tenho séria fobia a sangue e desmaio se ver ou mesmo pensar nele. Isso me atrapalhou muito a vida toda. E me surpreendi nessa ocasião, pois pela primeira vez consegui me manter concentrada e rapidamente pedi o kit primeiros socorros, joguei água pra tirar o excesso de lama e sangue, coloquei um band aid e terminei de filmar.Tiramos aplausos emocionados do diretor e da equipe ao dar o "Corta" final . Uma das meninas da equipe me ajudou a cuidar do ferimento, retirar a lama e eu forte como nunca fui .Terminou mais uma personagem,agradeci por ela e voltando pra casa ,olhei pra baixo,ví aquele sangue já bem pouco, mas dessa vez fui eu mesma: veio a sensação de pressão baixa,fui caindo e desmaiei. Normal, estou acostumada. Mas até agora estou pensando em como estar atuando é algo realmente divino. E assim terminou mais um SET inesquecível não só pra mim, mas para cada um da equipe de Suriname Gold,que com certeza também aprendeu,superou, se aventurou e vai levar coisas para toda a vida daqueles dias mágicos... "Corta!" 

Maísa Magalhães é atriz e colunista do blog do Os Curtos Filmes.
Informações sobre a artista em:
 www.maisamagalhaes.com.br
*mais detalhes do filme : http://www.surinamegoldmovie.com/em-portuguecircs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário