quarta-feira, 6 de março de 2013

"Minha preparação para as personagens"

Olá,amigos,conhecidos ou desconhecidos e fãs queridos!

Resolvi fazer um post diferente!Vou falar um pouco de como eu, Maísa Magalhães,costumo me preparar para qualquer personagem.Sim,digo qualquer porque como atriz me disponho a fazer diversos perfis de personagens e por isso preciso estar pronta,seja fisicamente ou mentalmente! Pra quem me conhece melhor,já sabe que sou bastante disciplinada no dia a dia,agora vocês vão saber um pouco mais da minha rotina como atriz.
Personagem: Débora,dançarina de pole dance.


"Desde que decidi investir na profissão de atriz,procurei as melhores escolas e cursos de São Paulo e Rio de Janeiro e para compor minhas personagens sempre fui bem detalhista,por menores que fossem. Mas principalmente depois de 2010,que estudei pra valer o Método de Stanislavski ,da mesma forma que os maiores atores do mundo usam,com  a metodologia do "Actor Studio",criei uma rotina rígida de estudos,pesquisas e exercícios mentais,funcionais e corporais para estar pronta para compor qualquer personagem que me apareça,com qualquer limitação.
Meu corpo precisa estar sempre ágil,flexível e em forma para que eu consiga me encaixar e suportar qualquer personagem,pra isso faço exercícios físicos diariamente,alternando entre danças ,corrida,musculação,bicicleta,ioga e alongamentos,entre outros.
Pratico diferentes tipos de "andares" (jeitos de andar) e posturas,pelo menos 3x por semana.Já fiz aulas de esgrima,manuseio de armas e coreografias para filmes de ação,malabares,dança de salão,dança flamenca e pole dance.
Minha voz precisa estar preparada para adaptar a da personagem,que mudo de acordo com o perfil e personalidade de cada uma: mais grave ou mais aguda,com sotaques,com diferentes volumes.Para isso faço aquecimento,exercícios vocais e aula de canto,dados por profissionais especializados em trabalho de voz para atores,pelo menos 3x por semana também.
Minha mente tem que estar preparada para concentrar.Para isso faço meditação e exercícios de imaginação,além de muita leitura.
No meu dia a dia procuro prestar atenção em cada pessoa que encontro ou cruzo na rua,reparo como anda,como se veste,como se porta,como fala,e com isso vou enriquecendo meu trabalho e conhecendo mais o ser humano.Tento me colocar no lugar de cada um,sem preconceitos,para entender melhor cada pessoa.É um trabalho rico e indispensável pro ator conhecer a fundo o ser humano,para assim estar pronto para interpretar verdadeiramente.
Quando recebo a personagem e texto,faço um mapeamento para saber os objetivos e encontrar detalhes de personalidade,profissão,nível cultural e qualquer outros detalhes.Depois disso começo os laboratórios,que podem ser de vivência quando possível,ou de pesquisas,entrevistas ou observação em casos que não posso vivenciar.Digo que o ideal mesmo é ter tempo para construir e deixar natural uma personagem,pelo menos 1 mês,mas sabemos que a realidade é diferente e por isso aconselho e prefiro ter essa rotina diária,que certamente me facilita muito a ter um leque de opções nas personagens entregues "em cima da hora".Dedicação,estudo e disciplina são fundamentais para meu crescimento dia a dia como atriz.E viver,viver intensamente para conhecer todos os povos,culturas,crenças!!!
Sofia,prefeita que fica alterada psicologicamente durante o filme

Daniela,a mãe sequestrada e torturada com a filha

Fica aqui meu abraço e obrigada por todos que carinhosamente me acompanham nessa jornada!!!
Maísa Magalhães.








Nenhum comentário:

Postar um comentário